Ainda que o tempo nos habitue às pedras da calçada ou à falta delas, há sempre um buraco novo com o qual nos deparamos e, pois claro Filhos de Maputa.
112 em Maputo??? – Humm Filhos de Maputa...
Se não vejamos: o senhor que aparenta automóvel em bom estado, seguro contra terceiros e respeitante dos limites de velocidade é parado pelas autoridades, em média, 3 vezes por semana. Os procedimentos são os mesmos: documentos e pois claro um consolozinho para o bolso.
As autoridades abundam como as baratas nos prédios coloniais, que ainda hoje choram por restauração. No entanto por ironia do destino vá se lá tentar telefonar-lhes….
23h00 horas: começam as corridas de carros numa das avenidas da cidade. Bêbados ou sóbrios mas com toda a certeza tresloucados fazem questão de acelerar as suas chapas pelos vermelhos erguidos.
A esta hora as autoridades estão desautorizadas. O 112 é uma central de emergência fantasma que ninguém atende. Ninguém atende!
Os pedintes de farda desconhecem ou talvez não, as rotinas destas avenidas, importa-lhes manter a ordem nos ordeiros e receber umas pratas dos desordeiros.
Para quê mais… Filhos de Maputa.