sexta-feira, 15 de junho de 2007

Objectivo cumprido...

«Leonor não sejas louca, é perigoso, não vás, não te metas em aventuras que podem correr mal”. “Esse transporte é para “Eles”!!». « Se correr mal não telefones.» «És mesmo imprudente (…)”.» Alguns dos comentários dos meus queridos e aventureiros – aventura só de 4X4 – amigos.

Sábado 7h15, hora de fechar a porta de casa para encontrar o meu companheiro da aventura. Quando o encontro já ele pensa, talvez há uns 10 minutos, em como os portugueses são pouco pontuais. “Vamos??... Táxi é para a estação de comboios de Maputo.”

Uma fila organizada de gente à espera do seu bilhete para entrar no comboio que os leva até casa, ou pelo menos até perto de casa.

Sentadinhos num belo lugar à janela (não me lembro do número do lugar). O comboio arranca uns minutinhos atrasado, mas ruma a todo o vapor (uns 30 km/h) para Ressano Garcia.
Os passageiros olham para nós pensando o que farão dois albinos no comboio…

“Rafael tenho fome!” resposta:“Ok Leonor”. O comboio pára e o meu querido amigo providencia (pedindo pela janela em troca de 10 meticais: “Garçon trás um pão para a senhora”)um maravilhoso pão – a fome tem destas coisas, torna um pão em caviar – acompanhado por um género alimentar, do qual desconheço o nome.

Depois do estômago saciado, o baralho de cartas vem mesmo a calhar. Cartas para dois? Não, para quatro. Os nossos companheiros de sofá ou melhor banco de madeira ofereceram-se logo em tom de ordem para participar no jogo. E assim passou uma hora em que, nem Leonor nem Rafael entendiam as regras do jogo.

Ressano Garcia, uma vila sem alcatrão, altifalantes chamando à oração, lojinhas, casinhas… o normal. Procurámos os assaltantes perigosos que matam e violam criancinhas como eu…mas não os encontrámos. Provavelmente estariam de folga, ou ter-se-iam mudado para Lisboa. Sim porque de tanto esperar por albinos a sair do comboio…internacionalizarem-se foi a melhor opção.
A história continua, mas…o importante fica dito. Maputo tem comboio. Perigoso? Tenho mais medo da linha de Sintra depois das 7 da tarde.
Ao meu amigo Rafinha fica um Obrigado pela companhia.







5 comentários:

Miguel disse...

Beijinho à prima :p
Vejo que te estás a intruzar bem. Quanto mais não seja a encher uma mala de histórias e gentes que daqui a uns anos te vão ser muito úteis, se não for já amanhã!!

Aproveita!Beijitos

PrimaNocte disse...

Bom post!

Ainda por Maputo?

observador disse...

Sim. E tu???? És um Maputino ou um convertido aos encantos moçambicanos???

Unknown disse...

Agoro que reparo, este blogue tem um óptimo aspecto gráfico!
:-D

PrimaNocte disse...

Oi... Sou um semi-convertido aos encantos moçambicanos...

Estou a viver na Matola.

Muito giro o blog.